Oi, sê bem-vindo/a ao nosso fórum, onde podes falar sobre várias coisas, entre elas filmes, livros, animes, etc...
Inscreve-te e participa activamente, e nao te esqueças de chamar amigos ^^

Kissus



 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  MembrosMembros  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Cumprimento Japonês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kagome_chan
Adm.
Adm.
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 423
Idade : 24
Data de inscrição : 08/09/2008

A tua ficha
Nome:: Sara
Idade:: 15

MensagemAssunto: Cumprimento Japonês   Dom Dez 07, 2008 11:07 pm

O povo japonês tem uma forma muito especial de se cumprimentar. Nada de aperto de mão nem muito menos beijnhos no rosto. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, o ojigi. Esse ato de se inclinar para frente pode parecer fácil, porém é mais complicado que parece. O gesto não serve apenas para dizer “oi”, “tchau” ou “bom-dia”. Ele é usado como forma de agradecimento, como pedido de desculpas ou quando se é apresentado a alguém. Além disso, ele deve ser acompanhado de palavras adequadas, para expressar a intenção da pessoa.

Abaixar o corpo é a forma de cumprimento mais tradicional do Japão desde o século 8. Pode parecer simples, mas o ato de curvar-se em reverência, chamado de ojigi, é cheio de significados. Dependendo de como é feito, pode apontar o grau de importância tanto de quem é cumprimentado quanto de quem cumprimenta. Também é necessário trocar palavras apropriadas durante a saudação, e por isso não é raro que dois japoneses, ao se encontrar, façam cinco ou seis reverências enquanto conversam. Essa demonstração de respeito é tão importante que os nipônicos se curvam mesmo quando falam ao telefone.

Existem vários tipos de saudação, que variam conforme o contexto. Mas, para todas elas, alguns gestos são constantes: deve-se dobrar o corpo a partir da cintura, cuidando para manter a cabeça reta. A mulher coloca as mãos juntas, com as palmas sobre as coxas, enquanto o homem mantém os braços ao longo do corpo. E o olhar acompanha a curvatura. Para os japoneses, encarar outra pessoa diretamente é uma séria agressão à intimidade alheia.

Como boa parte da etiqueta japonesa, esse tipo de saudação tem origem nos ensinamentos do pensador chinês Confúcio (551 a.C.-479 a.C.). Chegou ao Japão no século 4 da nossa era, mas só ganhou força 400 anos depois, já no século 8, quando a cultura chinesa começou a influenciar fortemente o país.

Fiéis à tradição e à hierarquia, os japoneses resistiram muito antes de aceitar o jeito ocidental de cumprimentar. A maior dificuldade é entender o jeito como outras culturas saúdam pessoas do sexo oposto. A razão disso é histórica: durante o sistema feudal, homens e mulheres não podiam trocar cumprimentos de forma amistosa, e dar as mãos era impensável. Atualmente, as executivas japonesas lidam com clientes orientais e ocidentais, e dar as mãos está se tornando uma prática habitual e aceitável. No entanto, o beijo ainda é um grande tabu, mesmo para os mais jovens. Até quando é dado no rosto, ele ainda tem alto apelo sexual. Não é por acaso que a tradução literal do verbo “beijar” para o japonês é “sugar os lábios”.

Tradicionais desde o século 8, os cumprimentos são usados de acordo com a ocasião. Conheça os cinco principais

Saudação:



KEIREI
Esta é a saudação padrão, usada para cumprimentar os amigos e familiares. Ao se encontrar ou se despedir, as pessoas sempre inclinam o tronco em 45 graus.



ESHAKU
Tem inclinação de 15 graus e é praticada o tempo todo. Não é uma demonstração de respeito ou afeição, mas apenas de cordialidade. Serve, por exemplo, para agradecer ao sair de um restaurante.



KIREI
Muito utilizada no passado, caiu em desuso nas últimas décadas. A saudação, adotada tanto em ambientes internos quanto na rua, era realizada a partir de uma postura chamada kiza, em que a pessoa fica de joelhos.



SAIKEIREI
Feita como prova de respeito à hierarquia, exige uma inclinação de 75 graus. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era utilizada para louvar o imperador. Fazia-se a reverência até para quadros com imagens do monarca.



DOGEZA
Reverência muito usada no Japão feudal. Quando encontrava o senhorio, o homem comum tinha que se ajoelhar e fazer uma saudação profunda, tocando a testa no chão. Hoje em dia, só é utilizada para pedir perdão por uma falta grave.


Fonte: http://www.japao100.com.br/arquivo/o-que-significam-mais-importantes-saudacoes-japone/

_________________


As pessoas tendem a fazer julgamentos pela forma como as pessoas parecem, mas o verdadeiro carácter de alguém poderá revelar ser completamente diferente da sua aparência.

Nagehiko, Shugo Chara

http://temposdelazer-oblog.blogspot.com

http://fruitsbasketportugal.ativoforum.com

http://www.ffsol.org/portal/membroffsol.php?idfw=1395

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://temposdelazer.forumeiros.com
good_witch
Admirador
Admirador
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 108
Idade : 21
Data de inscrição : 30/11/2008

A tua ficha
Nome:: Selma
Idade:: 12

MensagemAssunto: Re: Cumprimento Japonês   Ter Dez 30, 2008 1:18 am

Que fixe(kawai!!!!!!!!) :052:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.sailor-moon-4ever.forumeiros.com
 
Cumprimento Japonês
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Adaptador para jantes furação japonêsa
» Árvore de Natal
» Nomes japoneses para cães e gatos
» Três maneiras de dizer"Eu te amo"
» Qual símbolo japonês mais combina com você?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: 4. Arte Japonesa :: Curiosidades-
Ir para: